top of page
Buscar
  • Foto do escritorCMIW Textos

O modelo da mão: reflexões para pesquisa

Uma carta para pesquisadores mais jovens

por Dr Suraja Raman




Caros pesquisadores,

Saudações no forte nome de Jesus Cristo.


Estou escrevendo esta carta para todos vocês que estão no início do ministério de redação de pesquisa. Eu gostaria de sugerir que você considere o uso de modelos para inspirá-lo, enquanto reflete nesta jornada. Os modelos podem ser úteis para representar estruturas teóricas. O Modelo de Mão, por exemplo, é um modelo educacional, ilustrado e comunicado por meu professor, mentor e diretor de dissertação Ted Ward (para obter uma descrição completa, consulte Values Begin At Home, 1989, Victor Books). Tal modelo pode, por exemplo, ser usado para ajudar a representar o conceito de pecado e o amor de Jesus Cristo para com os pecadores.


A mão nos representa, retratando que cada um dos seres criados por Deus é importante no Reino de Deus. Cada dedo representa nosso desenvolvimento humano nos reinos físico, mental, emocional, social e moral. O núcleo espiritual é representado no centro da mão. Este é um aspecto importante de ser um ser humano criado à imagem de Deus.


Na história de Jesus e a mulher samaritana (João 4), Jesus ministra àquela mulher em todos os reinos. Fisicamente, ela estava com sede e foi ao poço em busca de água. Isso não foi atendido porque ela precisava de água viva. Mentalmente, ela tinha muitas perguntas e descobriu que Cristo não era apenas um profeta, mas o Messias. Socialmente, ela foi condenada ao ostracismo por causa de sua origem, contudo Cristo investiu tempo para ministrar ao coração dela, embora ela fosse uma samaritana e uma mulher, e Ele um judeu e um homem. Culturalmente, isso era inaceitável, mas Cristo quebrou todas as barreiras e revelou que Deus nos ama e nos aceita como somos. Moralmente, ela estava vivendo em pecado e precisava do perdão de seus pecados. Cristo respondeu amplamente às necessidades dela.


A mulher havia esquecido sua intenção original de vir ao poço; em vez disso, ela correu para a cidade e se tornou uma testemunha para os samaritanos. Mais tarde, os samaritanos acreditaram por causa da mensagem de Cristo para eles também. Sua solidão acabou e uma sensação de alívio veio quando Cristo iniciou o diálogo com um pedido inicial: Dê-me água para beber. Por causa desse comovente encontro, ela foi à cidade e declarou abertamente sobre a humanidade e a divindade de Cristo. Ele me contou tudo o que eu já fiz. (Jo 4: 39). O resultado foi que “muitos mais creram por causa da Sua palavra: (Jo 4: 41)”.


A pesquisa tem como objetivo revelar a verdade.

A pesquisa tem como objetivo revelar a verdade. Para fazer isso de forma holística, nossa pesquisa precisa ser sustentada por uma compreensão sólida da pessoa humana e de sua complexidade. Empregar um modelo como o de Ward nos permite fazer isso sistematicamente. Ao embarcar em sua carreira de pesquisa, lembre-se de que cada grupo que estudamos, cada pessoa que entrevistamos, é complexo e tem necessidades diversas. Como pesquisadores cristãos, precisamos reservar um tempo em nossa comunicação e ministério para considerar essas realidades humanas. Precisamos manter o processo de comunicação significativo por meio de relacionamentos sinceros com as pessoas envolvidas em nossa pesquisa. Esta é minha oração - que você seja motivado a desenvolver um modelo de pesquisa que irá impactar o coração dos leitores para que esses sejam mais abertos ao Reino de Deus.


Bênçãos no Cristo Ressuscitado,

Suraja Raman - surajaraman@gmail.com


A Dra. Suraja Raman serviu como missionária com a Asia Evangelistic Fellowship na Ásia (Malásia, Brunei, Índia, Indonésia, Filipinas, Nepal, Sri Lanka), enviada e comissionada por sua igreja local, Fairfield Methodist, Cingapura. Mais recentemente, ela ensinou no Quênia, na África Oriental, na Escola Evangélica de Teologia de Nairóbi (NEGST), agora conhecida como Universidade Internacional da África (AIU).


Aluna do Asbury Theological Seminary e da Trinity International University, Suraja obteve o mestrado em educação religiosa em 1982 e o doutorado em estudos educacionais em 1993, respectivamente.


Atualmente, Suraja está de volta em Cingapura servindo como professora adjunta na Africa International University (Quênia), Alpha Omega International College, Malaysia Evangelical College (oeste e leste da Malásia), Discipleship Training Centre (Singapore) e o Asia Pacific Theological Seminary (Filipinas).

 

Saiba mais em www.globalcmiw.org.


Texto publicado na quarta edição de 2020 do boletim “O que você acha?”.

Um boletim trimestral da Comunidade Global focada em Informações para Missões.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page